2006-08-16

Fénix: pássaro mitológico que renasce das suas próprias cinzas.


A fênix ou fénix (em grego: φοῖνιξ;, transcrição: foinix) é um pássaro mitológico que quando morria entrava em auto-combustão e passado algum tempo renascia das próprias cinzas. Outra característica da fênix é a capacidade de transportar em vôo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes.

Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a fênix vivia exatamente 500 anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a fênix queimava-se numa pira funerária. A fênix, após erguer-se das cinzas, levava os restos do seu pai ao altar do deus Sol na cidade egípcia de Heliópolis (Cidade do Sol). A vida longa da fênix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual. Os gregos provavelmente copiaram dos egípcios a idéia da fênix. Esses últimos adoravam benu, uma ave sagrada semelhante à cegonha. O benu, assim como a fênix, estava ligada aos rituais de adoração do Sol em Heliópolis. As duas aves representavam o Sol, que morre em chamas toda tarde e emerge a cada manhã.

Lenda

A fénix, o mais belo de todos os animais fabulosos, simbolizava a esperança e a continuidade da vida após a morte. Revestida de penas vermelhas e douradas, as cores do Sol nascente, possuía uma voz melodiosa que se tornava triste quando a morte se aproximava. A impressão que a sua beleza e tristeza causava em outros animais, chegava a provocar a morte deles. Segundo a lenda, apenas uma fénix podia viver de cada vez. Hesíodo, poeta grego do século VIII a. C., afirmou que esta ave vivia 9 vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97 200 anos. Quando a ave sentia a morte aproximar-se, construía uma pira de ramos de árvore da canela, em cujas chamas morria queimada. Mas das cinzas erguia-se então uma nova fénix, que colocava piedosamente os restos da sua progenitora num ovo de mirra e voava com eles à cidade egípcia de Heliópolis , onde os colocava no Altar do Sol. Dizia-se que estas cinzas tinham o poder de ressuscitar um morto. O devasso imperador romano Heliogábalo (204--222 d. C.) decidiu comer carne de fénix, a fim de conseguir a imortalidade. Comeu uma ave-do-paraíso, que lhe foi enviada em vez de uma fénix, mas foi assassinado pouco tempo depois. Actualmente os estudiosos crêem que a lenda surgiu no Oriente e foi adaptada pelos sacerdotes do Sol de Heliópolis como uma alegoria da morte e renascimento diários do astro-rei. Tal como todos os grandes mitos gregos, desperta consonâncias no mais íntimo do homem. Na arte cristã, a fénix renascida tornou-se um símbolo popular da ressurreição de Cristo. Curiosamente, o seu nome pode dever-se a um equívoco de Heródoto, historiador grego do século V a. C. Na sua descrição da ave, ele pode tê-la erradamente designado por fénix(phoenix), a palmeira (phoinix em grego) sobre a qual a ave era nessa época representada.

Simbologia

A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpertuação, a ressurreição, a esperança que nunca tem fim.

Para os gregos a Fênix por vezes estava ligada ao deus Hermes e é representada em muitos templos antigos. Há um paralelo da Fênix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza.

Os egípcios a tinham por Benu e estava sempre relacionada a estrela Sothis, ou estrela de cinco pontas, estrela flamejante, que é pintada ao seu lado.

Na China antiga a Fênix foi representada como uma ave maravilhosa e transformada em símbolo da felicidade, da virtude e da inteligência. Na sua plumagem, brilham cinco cores sagradas.

No ínicio da era Cristã esta ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Neste sentido, ela simboliza o Cristo ou o Iniciado, recebendo uma segunda vida, em troca daquela que sacrificou pela humanidade.

73 comentários:

Anónimo disse...

Adorei a tatoo farei uma porem sera desenhada de um sonho que tive. por isso que estou na net para ver se existe a imagem que vi em meu sonho ou e algo do meu inconsiente.

Data: 27 de September de 2006, 16:45:26

Anónimo disse...

Finalmente um blog da covilha q me entusiasmou. gostei da fenix e a tatoo é linda Parabens. oh q pena seres femea...
lol espreita o meu bjs



Data: 10 de September de 2006, 18:54:17

Anónimo disse...

Bela tattoo..
ae tambem ums boa informação sobre a f´nix, extremamente dificil de encontrar..

Parabens=)

Anónimo disse...

Oi meu nome é Ana Paula...e me amarrei no seu blog em geral...vc tem alguma ligação com Matemática? Eu faço matemática.
Nao consegui ver sua foto...se puder me mande por e-mail...gostaria de ver sua tatoo...tenho uma tatoo...uma frase..."sou mais eu porque sou vc"
Meu e-mail é apss0810@hotmail.com....um abraço

Anónimo disse...

OLÁ MEU NOME É NATIELE...
EU ADOREI TUDO QUE EU LI,
FOI BASTANTE ESCLARECEDOR,
TIROU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS
A RESPEITO DA FÊNIX...
AGORA FAREI MINHA TATOO
SEM MEDO .

VALEU.
FIQUEM COM DEUS.

Anónimo disse...

Oi meu nome é Meiriele,adorei o comentario e a explicação da origem e significado da FENIX,gostaria muito de tatuar uma em mim,só que ainda nao achei um desenho que me agradaçe...Se alguem ai tiver e mandar pra mim ficarei muito agradecida...beijos meirielenivealoira@yahoo.com.br

Unknown disse...

Oi adorei seu brog!!!
Mas te escrevo pelo fenix tenho 2 desenhos mais ñ é o desenho que gostaria de fazer...
Se puder me mandar um foto que de pra ver a fenix certinho eu agradeço,faz muito tempo q ando atrais de um desenho q me agrade,e gostei do seu!!!
FAço 18 final do ano e será nessa dia que farei a tatuagem,faz muito tempo q espero por isso.
Muito obrigada desde já!!!
Meu msn:Hellosmille@hotmail.com
Se alguem que tenha outros desenhos ver meu comentario por favor mande tbm..bjs at++

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog,esta sensacional e bem clara as informações que não se encontram fácil.
Estou afim de um desenho da fênix,que seja o mais original possível,para fazer uma tatoo nas costas inteira.
Favor encaminhar-me pelo email
marcobanzai@hotmail.com
p.s.ao leitores daki,fiquem a vontade para encaminhar alguns desenhos da fênix.
Valeu

Unknown disse...

Olá, estou pesquisando sobre a origem e significado da fenix e achei sua explicação muito completa! quero parabenizar pela tatoo e gostaria de lhe perguntar se voce tem conhecimento da origem oriental que voce mencionou. Estou para fazer outra tatoo e estou dividido entre uma fenix e uma carpa, quero saber se a fenix é da cultura oriental, pois minhas tatoos são nesse estilo. Meu e-mail é diogokita@gmail.com.
Agradeço

Anónimo disse...

oi, tdo bom?meu nome eh Bruno e estou interessadaaaço nessa tatto q vc fez(mto bom gosto).poderia me mandar uma foto para o meu e-mail, ficarei mto grato.

e-mail:brunorgb@hotmail.com

bjo

Unknown disse...

Me chamo MAURICI
E ae? Blz?
Achei show o desenho da fenix, tava na caça para fazer uma tatoo,vou fazer uma, ok? hehehehe
Uma igual, só que na perna hehehehe
abraços

Katia disse...

Primeiro quero te dar os parabens pelo Blog, sua tatto eh show! A muito tempo venho procurando uma para me tatuar tmb, vc ficaria muito chateada se me mandasse esse desenho? Ou se tiver alguem que tenha outros para q eu possa ver, te agradeço. Sou louca pela Fenix e só vou me sentir totalmente realizada quando tiver uma tatto dela. Um grande abraço e parabens pela tattoo. Fico esperando uma resposta. Meu email eh katiasra@gmail.com

Katia disse...

Primeiro quero te dar os parabens pelo Blog, sua tatto eh show! A muito tempo venho procurando uma para me tatuar tmb, vc ficaria muito chateada se me mandasse esse desenho? Ou se tiver alguem que tenha outros para q eu possa ver, te agradeço. Sou louca pela Fenix e só vou me sentir totalmente realizada quando tiver uma tatto dela. Um grande abraço e parabens pela tattoo. Fico esperando uma resposta. Meu email eh katiasra@gmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oláa!!ja conhecia a história da Phoenix, mas tatoo igual a sua, naum vi melhor rs!!
muito interessante seu blog...um abraço!!

Anónimo disse...

oi adorei a tato e gostaria de fazer uma em mim tbm so q ainda não tenho o besenho se alguem tiver e poder me mandar agradeço.

Anónimo disse...

estou a procura de uma tatoo pra mim fazerrr e conheco aestoria da fenix adorei atua muito linda abração... vou fazer uma tambem meu email e junior_pecli@hotmail.com ..

se quizer manter contato blz abração

Anónimo disse...

oi, sou a jennifer

Anónimo disse...

oi, sou a jennifer. voce podia enviar uma foto, de mais perto, com mais detalhe, da sua tatuagem para jennifer_fenix@hotmail.com?
é que eu sempre quis fazer uma tatuagem da fenix so que nuca encontrei a imagem perfeita...
se eu nao conseguir aguentar a dor vou mandar fazer o desenho numa parede domeu quarto...
manda pra mim por favor...
obrigado

Unknown disse...

ola..tuduuu bom..aii adoreii us atatooo aii tbm tenhu uma fenix... e naum axava um SIG pra colocar na minha descriçao aiii fui e copie o seuu pesso q naum fike brava...kakka..aii se vc quiser dar uma olhadinha na minha tattoo tah aii o endereço bjokas ate mais.. fioca com deus...http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=16700168148441276650&pid=1202143289319&aid=1201448009

Anónimo disse...

BELEZA, ADOREI A SUA TATOO É OS ESCLARECIMENTOS SOBRE A LENDA DA FENIX FORAM BEM PRODUTIVAS VALEU ABRAÇO

A Rave disse...

MUITO SHOW!!

VOU FAZR UMA TATTOO AMANHÃ DE UMA PHOENIX
MASSA!!!

TAVA QUERENDO ENCONTRAR ALGO QUE SIGNIFICAVA (A MESMA) E ENCONTREI!1
AGORA ESOU MAIS CONVICTO DDA MINHA TATTOO!!

VAI FICAR SHOW!!

VLW

Anónimo disse...

tenho uma fênix nas costas, é linda!!! quem quiser vêr, fiquem a vontade.é só entrar no meu orkut
Silvia Uberti
valeu!

Anónimo disse...

Ola tudo bem? sou a Lilian passei pra dar uma olhadinha, interessante, eu tenho uma tatoo ou seja uma fênix também. Acho q tem tudo a ver comigo!!!!!

Anónimo disse...

Olá :)

Peço permissão para copiar parte do texto para meu blog Fênix Apoplética.
Seu blog é muito lindo :)

Abraço e obrigada,
Daisy Carvalo

www.carva1.wordpress.com

Anónimo disse...

olá meu nome é waslley..pow me amarrei no seu blog..tirou varias duvidas..estou querendo fazer uma tatoo mas estou em duvida entre a FENIX e UM DRAGÃO..só que quero fazer sombreada..se vc tiver fotos pod me mandar...
desde ja fico grato..
ps: se alguem tiver pod me mandar tambem...obrigadoOoO!!
MSN: waslley_insaciavel@hotmail.com
ou
waslleysales_@hotmail.com

Anónimo disse...

olá sou a Gabriela!!adorei o significado da Fênix!marquei minha tatto nas costas semana q vem e entrei para esclarecer algumas coisas e encontrei!!assim que fizer te envio a fto!!ehh linda d++!!obrigada!!

Anónimo disse...

olà adorei seu blog!!! preocurava saber um pouco mais sobre a fenix pois meu caso foi um pouco ao contrario do que vir no seu blog,fiz a minha atravez de uma amiga que me mostrou uma fenix muita linda e agora estava preocurando saber um pouco mais de detalhes sobre ela pois muitas pessoas perguntam e querem saber oq segnifica e acabei achando tudo em seu blog! obrigado e parabéns pela sua tatoo ficou linda..... sulinha_karina@hotmail.com

Anónimo disse...

oi...nusssaa...

gostei da tattoo

...teria como vc me enviar uma foto dela pra mim fazer uma...

ficou bem loca...

por favor me manda...

meu e-mail:

renan.vip18@hotmail.com

Anónimo disse...

oi adorei a tatoo tenho duas e quero fazer uma fenix, se poder me mande o desenho que eu vou adorar fazer uma,eu me sinto a propria fenix, sempre resurjo do nada qnd todos acham que eu ñ vou conseguir meus objetivos ou qnd acho qu eu ja morri, meu e-mail é bell_fenix@hotmail.com.bjs vc representa a esprança, que muitos ja perderam.

Pri Cal disse...

oii meu nome eh priscila, e ja faz um tempoque eu quero fazer minha tatoo, ja tenho um desenho mais a calda dela nao me agradava, agora que vi o seu vou fazer uma junção das duas!amei!!!
bjuxx

Anónimo disse...

Oi adorei o desenho será k era possivel me enviar o desenho da fenix?
Chamo-me Florência e adoraria ter o desenho

Anónimo disse...

oi me chamo aldinei achei sua tato 1 show;muito irada,ja estava querendo tatuar antes mas ainda nao tinha achado a figura,agora que vi a sua me decidir,vou tatuar 1 fenix;porem nao tenho outras fotos apesar de ter achado a sua realmente muito linda nao quero repeti-la,pois quero algo original.peço se for possivel que me diga onde posso encontrar outras fotos e se puder me enviar vou ficar muito feliz.meu email e aldineimacedo@yahoo.com.br

Anónimo disse...

oi meu nome e valmir. nossa a historia desta ave tem tudo have com o que eu acredito. muito bom! olha estou proucurando uma imagen da fenix p fazer uma tatoo, por favor se alguem tiver uma bonita me envie v.leirias@hotmail.com. obrigado

batrera disse...

olá , tudo bem? muito bom seu blog , eu também tenho uma fênix nas costas , mas ela é bem maior pega da cintura até o pescoço e está sombreada com o olho azul e as chamas coloridas , suas garras estão segurando um pergaminho , no qual tem o nome do meu filho , vc pode me ajudar ? como faço para colocar a minha tatoo na net ? abraço

CHARLES disse...

PARABENS MTO LEGAL SEU BLOG EU TENHU UMA FENIX NAS COSTAS INTEIRA TO PINTANDO AINDA DEMORA MTOPOIS FIZ MTO GRANDE MAIS BEM LEGAK A SUA TATTO TBM... QUALQUER COISA KISER VER A MINHA ADD NO MSN AI EU TE MANDO FOTOS... charles_oz@hotmail.com
beijos Valeu

Anónimo disse...

Meu nome é Luciana, adorei tudo nessa reportagem era o que eu e minhas amigas procurava p dar nome ao nosso grupo de pessoa c/ cancer de mama. obrigado.

moreno disse...

linda mesmo essa tatoo ,fiz uma fenix tambem ,adorei seu esclarecimento dessa linda ave,ja tinha uma ideia arespeito mas não assim ,adorei e estou mais sastifeito ainda por ter feito essa tatoo,bjsss linda

Anónimo disse...

muito bom!

tudo nosso disse...

ola bom dia amei a historia da ave, eu quero muito fazer uma mas, tenho duvida:essa tattoo é feminina ou possa ser feitas por ambos o sexo F & M serei grato pela resposta.




att.NILL>

Unknown disse...

Oi meu nome é Aline. nossa qe materia , adoreii, agora sim farei minha tatuagem se medo!! parabéns.

Goretti disse...

Olá!
Há tempo tenho vontade de fzr uma tatuagem, porém só faria algo que significasse muito!Houve a necessidade de trazer meu filho Lucas Mateus pra fzr tratamento em SP, estrabismo raro, único no Brasil até os dias de hj.Finalmente encontrei através da figura tatuada em sua costa, fenix, o significado pra tudo que passei e passo junto ao meu filho.
Gostaria também de receber imagem bem visível do pássaro pra tatuar,voltarei ao PA com este pássaro, símbolo do renascimento e das cinzas!
Obrigada! Parabéns!Fica com Deus!

Unknown disse...

Olá,me chamo Josi e vi o seu belo trabalho..Amo tatto e quero saber a fundo sobre a fenix pois quero tatuar uma em mim!!!Parabéns pelo trabalho.Bjks

Anónimo disse...

GOSTEI MUITO DA SUA PESQUISA SOBRE ESTE PASSARO TAO FABULOSSOOOO... TOU ESCOLHENDO UMA FENIX P´RA FAZER TATOOO EM MIM...ESSA TA D MAS COMO FAZO PARA RECEBELA...MEU MAIL ES magnopepi@hotmail.com

MUCHAS GRACIAS

Anónimo disse...

adorei seu blog sobre esse passaro tão lindo q é a fenix...


...e sua tauagem e loka logo menos vou fazer uma tambem....

..o significado dela e muito simbolico e tambem lindo por isto eu vou fazer a tatuagem q vc fez só q nas costas inteira....







bjão e parabens pelo blog...

Unknown disse...

ola eu acabei d fazer uma tatuagem da fenix no ombro,por achar muito da hora a historia dela...realmente linda..bjoss

Unknown disse...

Alessandro
valeu pela ajuda ae eu fiz uma fenix na barriga e queria saber a história dela valeu pela ajuda agora eu sei a história dela brigadão '

Unknown disse...

Nossa é uma história e tantoo...
Amo a Fênix... Fiz a minha nas costas... é linda e ficou perfeita...
Valeu ficar 1:40 sentindo dor... rsrs a minha ficou perfeita... fiz ela sombreada... não quero me gavar... mais a minha ficou perfeitaaa...
posso até mostrar se me permitir...
Parabéns pelo blog, demorei pra ver as caracteristicas dela...
Abração!

Anónimo disse...

Muito chic sua fenix.... se puder me manda um e-mail com o desenho dela.. posis esotu procurando uma apra fazer
chieza@gt2k.com.br

Unknown disse...

eu tenho uma desenho de uma fenix nas costa mais meu tatuador disse que fica legal ela preta só mais naum tenho certeza se fica legal

Unknown disse...

adorei a tatoo fiz uma nao costa ontem mais naum sei a cor que pinto o tatuador disse que ficaria legal preto queria uma idea de vx galera abrax

Unknown disse...

eu tenho uma desenho de uma fenix nas costa mais meu tatuador disse que fica legal ela preta só mais naum tenho certeza se fica legal

vladianne disse...

Fiz uma tatoo de uma fenix nas minhas costas,adooooooorei o resultado naum me arrependo d nada q fiz,faria tudo de novo o significado dela tem tudo a ver cmg ameiii tudo...XerO..

Anónimo disse...

"Muito linda a tatoo" vc deve ter algo em comum com uma fenix para tatua-la em vc. Parabéns libriana.

Alegnasyle disse...

Amei a informação sobre a lenda da FENIX. Eu tenho uma amiga que saiu a pouco tempo do hospital, ela passou 1 mês e achei que ela não voltaria. Ela ama esse pássaro, e assim eu associei a sua volta como a Ressurreição da Fenix. Ela estava com um aneurisma, daí vc imagina como eu fiquei. Mas com tudo ela voltou e mais forte,radiante...
Abraços!!!

gilson dias disse...

eu tenho uma fenix tatuada nas costa, ela e toda preta com detalhes xroxo, cinza e preto.g

Anónimo disse...

Oiiii...adororo o significado da Fênix!e por isso fiz uma bem grande nas costas!

Joana disse...

Olá meu nome é Joana,parece bobeira mas estava meio triste e a procura de algo,fui na palavra Fênix,encotrei o seu blog.Parabens Adorei tudo inclusive a tatu.decidi fazer uma igual.

Unknown disse...

Simplesmente fantastica, parabens eu tenh o parecida tattuada na perna...abraço

Anónimo disse...

achei t blog super legal,guria.na verdade procurava informações sobre a fênix e acabei achando t blog.mas amei td q vc relatou.atualmente,acredito q sou uma das muitas reaparições da fênix...achei a tatoo linda!!!t pensando em fazer uma tambem...se fizer te mando fotos...bjos.ass:elaine carol

Tânia disse...

Tânia..
Tenho uma fênix grande nas costa,adorei saber o significado da FÊNIX,uma avê renascente das cinzas,forte e linda...Uma imagem q sempre quis ter,e agora sabendo de seu significado estou super satisfeita por ter feito,esta imagem linda.

Anónimo disse...

Adorei estou muito ancioça pra fazer aminha em breve, só que vai ser na sintura..Abreçãooo

Anónimo disse...

Olá estou fazendo a minha fenix e o desenho eu mesmo quem fiz de acordo com vários modelos de fenix que pesquisei.ela será sombreada e estou decidindo a cor e o fundo.Aqui o link do meu facebook com a foto.Caso não visualize me mande e-mail que encaminho desenho e foto. silvafagner@yahoo.com.br
http://www.facebook.com/home.php#!/silvafagner

abrs

Anónimo disse...

muito interssante

Anónimo disse...

mim contaram a historia do passaro fenix que eu nao conhecia e na verdade foi como me contaram .vejam que interessante tinha um irmao chamado delsom que foi covardemente assassinado mais antes de morrer ele lutou com os assassinos e o desmascarou ,por isso hoje digocomparo agora meu irmao ao passaro fenix.

Anónimo disse...

eu adorei a fenix nas costas

graziela gross disse...

eu fiiz uma fenix nas costas mtoo lindaaa..
tatooo demorou duas horas mtoo doloridaa mais valeu a opena pelo resultadoo

GABRIELLA disse...

Olá sou Gabriella a única coisa que tenho para dizer éh

"CARAMBA É MUITO LOkA"
"ESTOU EMPRECIONADA"

Gabriela disse...

Oie meu nome é Gabriela,eu adoroi a historia é linda !fiquei ate emocionada!=)

Anónimo disse...

Amei o blog...quero mto fazer uma mais ta faltando um pouquinho de coragem

HELOYSA.M. disse...

EU AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
A LENDA DA FÊNIX!!!
É TAO MISTERIOSO E TAO ESTIMULANTE
QUERO SEMPRE OUVIR DENOVO!!!
AMEIIII O SITE !!!!!!!!!!S2S2
<3 <3 <3 <3 <3 !

paulo henrique disse...

fenix a mais maravilhosa dos mitos pois resume-se em desejo alegria e furia.

maria disse...

Ja ia fazer a tatuagem de uma fenix agora q eu li a historia sem duvidas nenhuma farei o mais breve.
Renascendo das cinzas....
Perfeito