2006-03-09

Dança de salão: as 5 clássicas... Valse Vienense 3/5

A Valse Vienense...

É caracterizada por giros à direita e à esquerda, bem como por "fleckerl" (girar sobre si mesmo) à esquerda e à direita e por passos transitórios. O andamento é diferente de o da Valse francesa.
As deslocações são mais importantes com inclinações e elevações ligeiras. A posição dos dançarinos é ligeiramente mais relaxada. O ritmo é de 60 medidas por minuto, medidas à 3 tempos.

As sedutores ondulações dos corpos e as rápidas mudanças de velocidade, espectaculares nos dançarinos de alto nível, são o resultado de uma potente rotação do corpo sobre ' o primeiro tempo de cada medida.' Sobre o 2, e 3e tempo, iça-se sobre a ponta dos pés e o movimento estabiliza-se num balanço para o centro das voltas.

Existem três Valses - Valse francesa, Valse inglesa e Valse vienense. Só os dois últimos fazem parte das danças standard de competição. Ligeireza e graça são as qualidades que caracterizam a Valse.

A Valse representa a forma mais pura do abandono na dança, dá asas aos dançarinos que se sentem de repente transportados, empurrados pelo ritmo charmoso no universo do sonho.

Sem comentários: