2006-03-10

Dança de salão: as 5 latinas... Samba 3/5

O Samba ...

...tem a sua origem no Brasil e no seu Carnaval. Ao contrário do Cha-Cha-Cha e de outras danças latinas é dançado ao longo de toda a sala.

É uma dança alegre, sensual e contagiosa, serve para festejar colectivamente. Um golo no futebol, uma passagem de ano, uma noite de carnaval, tudo é motivo para celebrar ao ritmo da batucada.

História...

O samba, que originalmente foi chamado de umbigada, nasceu antes em 1914 a partir de danças de salão como o Maxixe e a marcha. Os quais tiveram origem em 1870 a partir de ritmos africanos. Popularizou-se o ritmo rapidamente pelas famílias originarias da Bahia de Janeiro graças aos sentimentos de alegria que originavam. Nos anos de 1920 era parte indiscutível dos desfiles de carnaval, e festejos de rua por diversos motivos como as vitórias das equipas de futebol favoritas.

As primeiras tentativas de introduzir o samba nos salões europeus datam de l923 mas fez-se popular só depois da Segunda Guerra Mundial.

Hoje as escolas de samba, originárias das favelas (Portela, Mangueira, Beija-Flor, etc) encarregam-se de dançar ano após ano, e com um tema distinto, durante os carnavais utilizando vestuários coloridos que deixam mostrar as peles e corpos bronzeados, dos voluptuosos bailarinos. O passo básico consiste numa espécie de chassé rápido para a esquerda e direita do corpo enquanto que o resto do corpo realiza shimmies e ondulações pronunciadas da anca, cintura e do ventre.

Sem comentários: