2007-05-30

O COLAR DE TURQUESAS AZUIS

O homem por detrás do balcão olhava a rua de forma distraída enquanto uma menina se aproximava da loja. Ela encostou o narizinho contra o vidro da vitrine. Os seus olhos da cor do céu brilharam quando viu determinado objecto.
Ela entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis, então disse ao homem que estava ao balcão:

"É para minha irmã, pode fazer-me um pacote bem bonito?"

O dono da loja olhou desconfiado para a menina e perguntou-lhe:

"Quanto dinheiro tens?"

Sem hesitar ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e disse:

"Isso dá, não dá?"

Era apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa.

"Sabe", continuou, "eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que a nossa mãe morreu ela cuida de mim e não tem tempo para ela. Hoje é aniversário dela e tenho certeza que ela ficará feliz com o colar que é a cor dos olhos dela".

O homem foi para o interior da loja, colocou o colar num estojo, embrulhou-o com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita azul.

"Toma", disse para a menina, "Leva com cuidado.".

Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis entrou na loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e interrogou:

"Este colar foi comprado aqui?"

"Sim senhora", respondeu o dono da loja.

"E quanto custou?"

"Ah!", falou o lojista "o preço de qualquer objecto em minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente."

"Mas a minha irmã tinha somente algumas moedas. E este colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro suficiente para comprá-lo".

O homem pegou no estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou
a fita e devolveu à jovem dizendo:

"Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha".

O silêncio encheu a pequena loja e lágrimas rolaram pela face da jovem enquanto as suas mãos pegavam no embrulho.

"A VERDADEIRA DOAÇAO
É DAR-SE POR INTEIRO,
SEM RESTRIÇOES".

"Se um dia tiver que escolher
entre o mundo e o amor...
Lembre-se:
Se escolher o mundo,
ficará sem o amor,
mas se escolher o amor,
com ele conquistará o mundo"
(Albert Einstein)

Sem comentários: